Espera!

E se neste exato momento você tivesse como obter de nossa agência uma condição diferenciada para sermos parceiros de negócios? Te cadastra no formulário abaixo e vamos conversar sobre a sua necessidade e como podemos lhe atender.

Agência Digital, Marketing Digital

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing: como desenvolver uma estratégia eficiente

Quanta paciência você tem para assistir propagandas de televisão? Talvez você tenha pensado: ‘Mas elas ainda existem?’ Nossa ironia tem um motivo válido: poucas pessoas perdem tempo em comerciais. Mesmo quando eles duram apenas alguns segundos, o desejo é trocar de canal. A vida se tornou muito agitada na sociedade moderna. Muitas pessoas recorrem á internet, disponível hoje na palma da mão, para suprirem suas necessidades pessoais. Seja para se divertir ou para comprar um tênis, a internet resolve, não é mesmo? Por isso, a ‘intromissão’ na vida das pessoas com propaganda não é mais bem-vinda; na realidade nunca foi. Por isso, nos últimos 10 anos o Inbound Marketing começou a tomar uma forma mais sólida e consistente de promover ofertas, produtos e serviços. Mas o que exatamente é o Inbound Marketing? E como ele pode ser usado para as vendas na internet? Vamos explicar isso a partir de agora.

O que é Inbound marketing?

O termo inglês Inbound Marketing significa literalmente ‘marketing de permissão’. Ele vai de encontro à ideia da introdução desse artigo, onde a propaganda é feita com ‘intromissão’ (de onde surge o termo oposto, ‘outbound marketing’). Em poucas palavras, que pratica o Inbound Marketing pede permissão para falar com o seu público. Esse é o novo tipo de marketing; o que vai tomar uma forma cada vez mais sólida nos próximos anos. Assim, se você pretende vender algo para um público específico, pense antes disso em tornar o relacionamento entre vocês amigável, respeitoso e produtivo. Essa é a melhor maneira de conseguir bons resultados investindo bem menos do que em estratégias de outbound marketing. Mas como você pode organizar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente? Vamos ver agora.

As 3 etapas de um funil de vendas

‘Funil de vendas’: o termo é conhecido para você? Provavelmente sim. Ele descreve um padrão de reação do público que chega até o seu negócio online. O funil é usado apenas para ilustrar como as pessoas tomam decisões de compra. Observe as 3 etapas básicas de um funil de vendas:

Topo do funil: é o momento onde alguém está pesquisando sobre um assunto na internet e se deparar com o seu canal de vendas. É bem provável que nesse momento o público esteja procurando se informar sobre algo e não necessariamente comprar um item ou serviço. Por exemplo, uma jovem talvez digite no Google: ‘como estudar para o Enem’ e leia blog posts que tratam do assunto. Ela está buscando informação e se educando sobre o tema de sua procura. Está tentando ‘curar a sua dor’, por assim dizer.

Meio do funil: logo após buscar informações de maneira mais genérica, alguém talvez comece a pensar em baixar um e-book ou ver um vídeo sobre o assunto. O interesse aumenta e se qualifica mais do que no topo do funil. É nesse momento que começa a se intensificar o desejo de curar a dor que se sente em determinada situação. Vamos voltar ao exemplo da jovem que vai estudar para o Enem? Ela agora entende que precisa estudar do jeito certo e pensa em alternativas para melhorar sua produtividade nos estudos.

Fundo do funil: A parte derradeira de um funil de vendas é onde uma loja virtual pode atuar com suas ofertas. Este é o momento de apresentar produtos que ajudem o público a curar, de fato, as dores que sofre.

Como isso pode ser feito?

Através de um produto ou serviço que resolva o problema de quem entrou no funil de vendas. No caso da jovem que quer se dar bem no Enem, sua loja pode ter:

  • Os livros impressos que ela precisa comprar
  • Cursos online para ajudá-la a melhorar sua memorização
  • Apostilas digitais com simulados úteis
  • Videoaulas com resumos essenciais das matérias de estudo para o Enem

Percebeu como é importante entender as 3 etapas básicas de um funil de vendas? Assim você pode estruturar melhor sua loja virtual para que ela tenha os elementos fundamentais de atração, educação e solução dos problemas para o seu público.

Atraia novos clientes para o seu negócio usando recursos automatizados em seu site

Uma estratégia eficiente de Inbound Marketing pode contar com recursos automatizados para poupar sua energia e tempo que algumas tarefas demandam. Alguns recursos que você pode avaliar em incluir na sua loja virtual incluem:

  • Páginas de captura (landing pages);
  • Formulários de contato;
  • Chat online;
  • Entrega instantânea de newsletter quando novos posts são publicados;
  • Integração de novas publicações de blog posts nas redes sociais; e
  • Páginas de venda totalmente automatizadas.

Essas são apenas algumas sugestões de como potencializar sua estratégia de Inbound Marketing automatizando boa parte dos processos de sua loja virtual. É claro que muita coisa precisa ser feita de maneira personalizada. Ao aplicar novas metodologias, você poderá observar o que dá e o que não dá certo. Faça ajustes, aprimore sua maneira de se relacionar com seu público e não tenha medo de empreender.

Sua loja virtual ou seu site depende do Inbound Marketing para alcançar o sucesso que você tanto deseja ter! Desejamos que seus esforços produzam o melhor resultado em matéria de vendas!


Post Anterior
Loja Virtual: O E-Commerce ao seu Alcance
Próximo Post
Loja virtual: uma maneira segura de ganhar dinheiro trabalhando online

Vamos tomar um café e pensar a melhor estratégia para você?